A contabilidade que a sua empresa precisa

A CONTABILIDADE
QUE A SUA EMPRESA PRECISA!

Abra sua empresa e tenha uma contabilidade completa.

Converse conosco!
Já possui empresa aberta e quer mudar de contabilidade?

JÁ POSSUI EMPRESA ABERTA E
QUER MUDAR DE CONTABILIDADE?

Nós migramos toda a contabilidade de forma rápida e fácil.

Converse conosco!
MEI, temos soluções em contabilidade para você

MEI, TEMOS SOLUÇÕES EM
CONTABILIDADE PARA VOCÊ!

A contabilidade que cabe no seu bolso!

Converse conosco!

Ação da Fazenda regulariza débitos de empresas do Simples Nacional

08 Dezembro, 2025

A Secretaria Municipal da Fazenda notificou os 100 maiores devedores do Simples Nacional com débitos junto ao município. A comunicação foi enviada em agosto pelo Domicílio Tributário Eletrônico (DTE-POA) e integra as ações de conformidade tributária voltadas às empresas que utilizam o regime. A ação já resultou na garantia de ingresso de R$ 3 milhões para o município.

“Em um cenário de restrição financeira e demandas crescentes por serviços públicos, a recuperação desses valores chega em boa hora. Nossa missão é aprimorar continuamente a arrecadação sem aumentar impostos, garantindo que os recursos devidos ingressem nos cofres municipais”, destaca a secretária da Fazenda, Ana Pellini.

Os contribuintes notificados somavam mais de R$ 11 milhões em dívidas. Até o momento, 24 empresas quitaram ou parcelaram integralmente os valores, sete regularizaram parte dos débitos e 69 ainda não adotaram providências.

Regularização - A legislação do Simples Nacional prevê a exclusão de empresas que possuem débitos não regularizados com as Fazendas Públicas. O contribuinte pode permanecer no regime caso regularize a pendência em até 90 dias a partir da ciência da comunicação, que ocorre ao visualizar o termo no DTE ou após 45 dias do envio.

“Nosso objetivo é garantir transparência e orientar as empresas sobre os prazos e procedimentos necessários para permanecerem no Simples Nacional. A regularização é essencial para que o contribuinte mantenha seus benefícios e para que o município assegure a arrecadação devida”, afirma a superintendente da Receita Municipal, Sandra Quadrado.

Os contribuintes que ainda não se regularizaram seguem dentro do prazo para evitar a exclusão a partir de 1º de janeiro de 2026. Já aqueles que quitaram ou parcelaram os valores permanecem como optantes do regime.

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre (Retirado do Meu Site Contábil)

Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.

Olá!

Escolha alguém do nosso time para conversar.

RScont Assessoria Contábil

RScont Assessoria Contábil

WhatsApp